sábado, 3 de novembro de 2012

Vinhos para acompanhar Doces



Bolos e doces acompanham bem com um vinho licoroso doce ou meio doce, conforme a sobremesa tenha mais ou menos açúcar na sua confecção, ou com um espumante doce.
A chave para combinar o doce da comida com vinho é mantê-los aproximadamente no mesmo nível, para que não se sobreponham mutuamente. Quando o doce da comida é maior que o do vinho, ele ressalta a acidez e dá a sensação de que o vinho é amargo. Quando é o vinho que tem mais açúcar nem sempre é um problema, mas pode correr o risco de suplantar os sabores do prato.
Chocolate, por exemplo, muito raramente pode acompanhar um vinho tinto comum: a sensação vai ser de amargor e de taninos rústicos. Se ele for amargo, por exemplo, com alta concentração de cacau (normalmente bem menos doce que os de leite) as chances de conseguir harmonizá-lo são maiores.

Recentemente foi eleito um Vinho para acompanhar o famoso “O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo” que será com certeza muito viável para acompanhar com os bolos Sweet Stuff.
Publicidade à parte ( ainda não experimentei o dito mas irei fazê-lo ) fica aqui o nome e as suas características: 

Colecção Privada DSF Moscatel Roxo 2003

Notas de Prova:
Cor: Topázio carregado com algum vermelho
Aroma: Muito delicado, figos secos, alperce, litchis e avelãs
Paladar: Frutado, macio, elegante com boa acidez
Final de Prova: Muito longo
Vinificação: Paragem da fermentação com aguardente vínica, ficando as películas em maceração durante 4 meses Engarrafamento: Maio 2011
Modo de Servir: Como aperitivo a uma temperatura de 10ºC ou, a 16ºC como vinho de sobremesa. Sendo um vinho não filtrado pode estar sujeito a turvação.
PVP Recomendado: 17,95€ (750ml)








Sem comentários:

Enviar um comentário